15 de agosto de 2012

ABAIXO O ATIVISMO DE BUTIQUE! FEMINISMO NÃO É MERCADORIA.


 Pois então, resolvi elaborar esse tópico depois que soube das iniciativas das ativistas do  FEMEN BRAZIL de faturar lançando do mão de um palavrório pseudo-feminista e uma "linha de produtos femen" que inclui camisetas, agasalhos, canecas, bonés  e quadros pintados com os seios delas. Nada contra a criatividade das gurias, mas FEMINISMO NÃO É MERCADORIA.  Então, ao invés de comprar camiseta com estampa da Sara Winte fazendo caras e bocas,  faça sua própria camiseta. Com a sua cara ou com a cara de alguém que, na sua opinião, "agregou valor ao movimento feminista", não esse valor pecuniário, monetário que move o mundo capitalista, mas com o valor que não se mede, atribuído aquilo que não têm preço, como dignidade, liberdade, justiça e igualdade. Como o feminismo. 
Como disse o poeta  Zeca Baleiro: Lugar de ser feliz não é Supermercado. Então, boralá fazer sua própria camiseta....

Aprenda passo a passo como fazer o silk screen caseiro, você vai precisar de:
  • 1 Tela de silk screen
  • 1 Rodinho de silk screen
  • Tinta das cores que  preferir, mas tem que ser Tinta Serigrafica
  • 1 Palito de sorvete
  • Fita crepe
  • Estilete
  • Régua

Além é claro do material de limpeza para não deixar tudo uma bagunça (saco de lixo e pano de limpeza).
*A tela, o rodinho e a tinta você compra em casas de serigrafia.


O passo seguinte é escolher a imagem ou frase que você quer silkar na camiseta. A dica é: prefira os desenhos às imagens reais. Se você quiser uma camiseta que faça referência a feminista Angela Davis, por exemplo, pode transformar a imagem dela em desenho com alguns recursos do COREL PHOTO ou PHOTOSHOP.



* Dica de como transformar imagem em desenho no COREL PHOTO: abra o arquivo no COREL PHOTO, clique em IMAGEM, MODO DE COR, escolha uma opção de conversão na caixa de listagem Conversão: Linha artísticas, escolher a escala  limiar: aqui eu usei a escala 100.  Dependendo da foto será necessário fazer uns retoques, como melhorar contraste e brilho, usar ferramentas como a borracha para tirar sombras e outros elementos da foto antes da convertê-la para PB.

Escolhida a imagem ou a frase você deve imprimi-la em uma folha de papel grossa, papel cartão ou cartolina.



Em seguida você deverá recorta a  imagem ou palavras com estilete. Se o desenho for um pouco mais complexo talvez seja necessário repartir o desenho e usar duas telas,  produzindo silk em duas etapas:

Recorta-se a parte em preto. Cola com fita adesiva na tela, o fundo da tela deve ficar assim:




Forre a parte de dentro da camiseta com pedaço de papelão, jornal ou madeira isolando a frente (que será silkada) das costas da camiseta, assim você não corre risco de que as costas da camiseta fique manchada. Depois, vista a camiseta em algum suporte, de preferência um pedaço de tabua, mas um pedaço de papelão grosso pode servir de quebra-galho:

Coloque o suporte com a camiseta chão ou sobre uma mesa, se certifique de que no momento de aplicar o silk o local em que você apoio o suporte com a camiseta não vai balançar.  Estique bem o tecido da camiseta sobre o suporte, se quiser passar com o ferro elétrico melhor. Coloque a tela em cima da camiseta.


Use o palito de sorvete para aplicar a tinta:
Pode abusar da tinta, em seguida pegue o rodinho e espalhe a tinta com ele. Passe o rodinho várias vezes sobre a tela  até perceber que o desenho foi preenchido com a tinta:


Se for fazer o silk em duas etapas cuidado no momento de trocar de tela, nesse caso, o recomendado é esperar a primeira aplicação de tinta secar antes de realizar a outra...No momento da aplicação você deve pressionar o rodinho com tinta contra a tela, sempre segurando a tela para não resvalar e estragar o trabalho. Tire o excesso de tinta com o rodinho e levante a tela com cuidado para não borrar!
Jogue o papel com desenho fora e lave bem tela com água corrente, assim você poderá reaproveitá-la em outros trabalhos. Mas atenção, não pode deixar a tinta secar na tela senão vai estragá-la.

Deixe a camiseta no suporte até secar, o que leva de 2 a 3 horas:






Nenhum comentário: