20 de janeiro de 2012

S.O.P.A a lei contra quem comete crimideia*



Vou começar esse post com  poema de Maiakovski:

Primeiro, eles vêm à noite, com passo furtivo
arrancam uma flor
e não dizemos nada.
No dia seguinte, já não tomam precauções:
Entram no nosso jardim,
pisam nossas flores,
matam nosso cão
e não dizemos nada.
Até que um dia o mais débil dentre eles
entra sozinho em nossa casa,
rouba nossa luz,
arranca a voz de nossa garganta
e já não podemos dizer nada.

O que é S.O.P.A?
Sigla de Stop Online Piracy Act, que se refere ao projeto de Lei de Combate à Pirataria Online, apresentado pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos que restringe o acesso de conteúdos na internet. O discursos dos defensores desse projeto é o de proteger o mercado de propriedade intelectual, impedindo que mais pessoas percam seus empregos por causa da pirataria.
Os objetivos obscuros do S.O.P.A?
Conforme esse projeto, o governo norte-americano poderia solicitar (a qualquer hora) todo conteúdo de navegação de sites como Google.Em outras palavras, o governo dos EUA teria acesso e  controle sobre a lista de links que qualquer cidadão, de qualquer país do mundo acessa quando joga uma coisa no Google.
O governo norte-americano também poderá exigir aos grandes provedores de internet para bloquear sites, como os malfadados governos da Síria e da China já fazem.  Parece que os "democratas" de longa data  enxergaram que a rede mundial de computadores está engendrando novos modelos de democracias, e agora se somam aos regimes que tanto criticam para obstruir, interditar e inviabilizar as ferramentas tão  úteis aos grupos que lutam pelos direitos humanos, pela liberdade, justiça social, contra o capitalismo, a guerra e o imperialismo.Basta dizer que sem a ferramenta da internet movimentos como a "Primavera Árabe " e Occupy Wall Street não teria alcançado a repercursão que alcançaram.

Por que uma nação imperialistas como os EUA quer ter acesso aos conteúdos acessados por todos os  cidadãos do mundo, pessoas comuns como você?
Use sua  imaginação para responder essa pergunta.



+ Informações:
O que Diz a Lei?

Uma vez que um site for denunciado, todos os outros que forem relacionados a ele, e não querem ser envolvidos, tem 5 opções:
ISP: bloquear seu DNS.
Hosting: Bloquear o acesso ao site
Publicidade: bloquear publicidade
Serviços de Pagamento: congelar os fundos
Links: Todos os links do site seriam removidos
(Imagine o Google Sem Seus Resultados De Pesquisa?!)


O que mais seria Bloqueado?
TOR, Torrent, Fóruns, Comunidades, DNS alternativo, Proxies VPN, e os provedores de Internet seriam praticamente obrigados a vigiar os e-mails, em busca de links.
Mas Vai Afetar Somente os EUA, certo ?
Errado. A lei tem validade apenas em território dos EUA, mas vale lembrar que quase todos os sites que usamos diariamente, como Facebook, Twitter, Youtube, Google, Serão afetados, pelo simples motivo de a maior parte da rede se concentrar no país, e que muitos sites locais são hospedados em servidores localizados nos EUA, e que estão sob sua jurisdição legal. Os EUA também hospeda serviços básicos na rede, como domínios (.com, .net e .org) e ainda que pertençam a sites fora de seu território, a partir de agora poderão ser inabilitados, sem importar com o que fala a jurisdição de seu país. Também haverá mecanismos de serviços de conexão, serviços de pagamento online, e serviços de publicidade, uma vez que se veja necessidade de bloquear seus serviços em sites "Suspeitos"

Publicado originalmente no Diário de Letícia: http://letyjackson.blogspot.com/2012/01/afinal-o-que-sopa-stop-sopa.html

*Expressão cunhada por Georg Orwell no livro 1984: denota o crime de idéia, de pensar contra e fora da ideologia estabelecida.

Nenhum comentário: