25 de janeiro de 2010

Se ele tivesse nascido mulher



Debatendo as diferenças biológicas, psicológicas e culturais entre  feminino e  masculino, quem nunca teve que ouvir da boca de algum machista,  orgulhoso de seu gênero: "Por que você acha que todos os grandes pensadores, gênios e cientistas são homens?"
Uma certa altura  do debate, as teorias evolucionistas e o darwinismo  entram em cena para justificar as desigualdades entre homens e mulheres, enquanto todos os atributos biológicos favorecem a posição de dominador do homem, os "atributos" biológicos apenas reforçam os papéis subalternos das mulheres. Realmente, mulheres e homens são diferentes, mas essas diferenças  não justificam as desigualdades sociais.
Com a palavra um homem solidário à condição feminina e atento as desigualdades socialmente constituídas. É bom quando podemos contar com os homens na luta diária contra o machismo.


Se Ele Tivesse Nascido Mulher
Dos dezesseis irmãos de Benjamin Franklin, Jane é a que mais se parece com ele em talento e força de vontade. Mas na idade em que Benjamin saiu de casa para abrir seu próprio caminho, Jane casou-se com um seleiro pobre, que a aceitou sem dote, e dez meses depois deu à luz seu primeiro filho. Desde então, durante um quarto de século, Jane teve um filho a cada dois anos. Algumas crianças morreram, e cada morte abriu-lhe um talho no peito. As que viveram exigiram comida, abrigo, instrução e consolo. Jane passou noites a fio ninando os que choravam, lavou montanhas de roupa, banhou montões de crianças, correu do mercado à cozinha, esfregou torres de pratos, ensinou abecedários e ofícios, trabalhou ombro a ombro com o marido na oficina e atendeu os hóspedes cujo aluguel ajudava a encher a panela.
Jane foi esposa devota e viúva exemplar; e quando os filhos já estavam crescidos, encarregou-se dos próprios pais, doentes, de suas filhas solteironas e de seus netos desamparados. Jane jamais conheceu o prazer de se deixar flutuar em um lago, levada a deriva pelo fio de um papagaio, como costumava fazer Benjamin, apesar da idade. Jane nunca teve tempo de pensar, nem se permitiu duvidar. Benjamin continua sendo um amante fervoroso, mas Jane ignora que o sexo possa produzir outra coisa além de filhos. Benjamin, fundador de uma nação de inventores, é um grande homem de todos os tempos. Jane é uma mulher do seu tempo, igual a quase todas as mulheres de todos os tempos, que cumpriu o seu dever nesta terra e expiou parte de sua culpa na maldição bíblica.
Ela fez o possível para não ficar louca e buscou, em vão, um pouco de silêncio. Seu caso não despertará o interesse dos historiadores.

Eduardo Galeano

Nenhum comentário: